Conceitos Sobre Violão

Conceitos básicos sobre violão 

A Origem do Violão


O violão é um instrumento que tem sua origem no final do século XV. Ele é originário de dois outros instrumentos: O Alaúde e a Vihuela. Eles eram os instrumentos de cordas utilizados na época por toda a Europa. A Guitarra, nome real do violão, surgiu como um instrumento mais barato e portanto mais acessível à toda população européia. É importante guardar: - A guitarra surgiu aproximadamente no final do século - A atual forma da guitarra foi determinada em meados do século XI - Seu nome original é Guitarra espanhola ou Guitarra Clássica. - Esta guitarra é acústica, o que difere da guitarra elétrica surgida em meados do século XX. - No Brasil ela é chamada de Violão e portanto a elétrica é chamada simplesmente de Guitarra.

O BÁSICO DO VIOLÃO


 O violão e a guitarra são instrumentos harmônicos- melódicos, ou seja, eles são utilizados para acompanhamentos ( harmonia ), solos ( melodias ) ou ambos simultaneamente.

CONCEITOS BÁSICOS DA MÚSICA 


 Ritmo – É a duração do som ou do silêncio no decurso do tempo. O ritmo é a primeira condição da música e o fator mais importante. Por exemplo: A mesma música ( melodia – harmonia ) pode ser executada em diferentes ritmos, que daria características completamente distintas a cada execução.


Melodia – É uma sucessão de sons isolados em alturas e valores diferentes que obedecem a um sentido lógico musical. Por exemplo: Mesmo se utilizarmos diferentes ritmos e até outras harmonias em uma mesma música, reconheceríamos a música por causa de sua melodia que seria a mesma. 


Harmonia – Consiste na execução de vários sons ouvidos ao mesmo tempo. 


AS NOTAS MUSICAIS


 Os sons musicais são representados graficamente por sinais chamados notas musicais; e para escrita da música dá-se o nome de notação musica As notas são : Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá - Si Essas notas podem ser alteradas de forma ascendente ou descendente, tomando, então o lugar de suas notas vizinhas, usando respectivamente, os sinais # ( sustenido ) e b ( bemol ). Todas as 7 notas podem ser alteradas, mas apenas cinco vão resultar em novos sons. O Mi # e Si # tem som de Fá e Dó.

Os 12 sons encontrados são:

 Dó |Dó# | Ré |Ré#  |Mi  |Fá  | Fá#  | Sol | Sol# | Lá | Lá# | Si
       |Réb |       |Mib |              | Solb |       | Láb  |       | Sib  |

Obs. Note que no semitom entre o Dó para o Ré temos o Dó# e o Réb, quando a mesma nota possui nomes diferentes e a mesma altura damos o nome de nota enarmônica. 

INTERVALOS, TOM E SEMITOM

 Intervalo – É a distância entre dois sons.

 Semitom – É o menor intervalo entre duas notas musicais. No violão ou na guitarra equivale a ir de uma casa a outra no braço do instrumento. 

Tom – É o intervalo equivalente a dois semitons. No violão ou na guitarra deve-se pular uma casa no braço do instrumento.

Vejamos agora como encontrar os acidentes:
 b ( bemol ) – baixa a altura da nota em um semitom. 
bb ( dobrado bemol ) – baixa a altura da nota em um tom.
 # ( sustenido ) – eleva a altura da nota em um semitom.
 ## ( dobrado sustenido ) – eleva a altura da nota em um tom.
 Ex . A nota Ré quando elevada em um semitom é chamada de Ré #, a mesma nota Ré quando baixada um semitom é chamada Ré b. 

CIFRA

 Cifras são símbolos criados para representar o acorde de uma maneira prática. Na cifragem as primeiras 7 letras do alfabeto, maiúsculas, representam as 7 notas naturais, de Lá a Sol, respectivamente:

 |LÁ = A|       |SI = B|     |DÓ = C|     |RÉ = D|     |MI = E|     |FÁ = F|      |SOL = G|

AFINAÇÃO 

Basicamente, a afinação serve para que o instrumento produza as mesmas notas que outro instrumento de referência, seja ele outro violão ou guitarra, ou teclado, um instrumento de sopro etc. A afinação é feita soltando ou apertando as tensões das cordas, na movimentação das tarraxas. Há uma freqüência sonora (uma nota musical) padrão usada geralmente para afinar todos os instrumentos, que é a nota LA vibrando 440 vezes por segundo (LA 440 Hertz, ou A440Hz). Há também um acessório especial que produz esta freqüência de referência, o diapasão, de percussão ou de sopro (como um apito). . O método de afinação é a princípio bastante simples, bastando comparar as notas iguais de cordas diferentes. O esquema mais tradicional é o das cordas vizinhas:
 ● De o LÁ do diapasão ( 440Hz ) e iguale a ele o som da 5ª corda solta que é a LÁ.
 ● Toque a 5ª corda na casa 5 e obterá o som de RÉ, afine a ele o som da 4ª corda solta que é RÉ. 
 ● Toque a 4ª corda na casa 5 e obterá o som de SOL, afine a ele o som da 3ª corda solta que é SOL.  ● Prenda a 3ª corda na casa 4 e obterá o som da nota SI, afine a ele o som da 2ª corda solta que é SI.  ● Toque a 2ª corda na casa 5 e obterá o som de MI, iguale a ele o som da 1ª corda solta que é MI
 ● A 6ª corda ( MI bordão ) será afinada em MI, toque a 5ª corda na casa 7 e iguale a ele o som da 6ª       corda solta, ou com o som da 1ª corda ( Mizinha ) afine a 6ª corda duas oitavas abaixo. 

FORMAÇÃO DOS ACORDES

TRÍADES Uma tríade é formada pela superposição de duas terças, formando um acorde de três sons. As tríades podem ser de 4 tipos básicos:

 Maior: Fundamental ( 1 ), terça maior ( 3M ), quinta justa ( 5J ). 
 Menor: Fundamental ( 1 ), terça menor ( 3m ), quinta justa ( 5J ). 
 Aumentada: Fundamental ( 1 ), terça maior ( 3M ), quinta aumentada ( #5 ). 
 Diminuta: Fundamental ( 1 ), terça menor ( 3m ), quinta diminuta ( b5 ). 

Exemplo:

Veja agora algumas digitações das tríades no braço do violão: 


ACORDES MAIORES


Acordes Diminutos


Alguns Ritmos