Conceitos básicos sobre violão
A Origem do Violão
O violão é um instrumento que tem sua origem no final do século XV. Ele é originário de dois outros instrumentos: O Alaúde e a Vihuela. Eles eram os instrumentos de cordas utilizados na época por toda a Europa. A Guitarra, nome real do violão, surgiu como um instrumento mais barato e portanto mais acessível à toda população européia. É importante guardar: - A guitarra surgiu aproximadamente no final do século - A atual forma da guitarra foi determinada em meados do século XI - Seu nome original é Guitarra espanhola ou Guitarra Clássica. - Esta guitarra é acústica, o que difere da guitarra elétrica surgida em meados do século XX. - No Brasil ela é chamada de Violão e portanto a elétrica é chamada simplesmente de Guitarra.
O BÁSICO DO VIOLÃO
O violão e a guitarra são instrumentos harmônicos- melódicos, ou seja,
eles são utilizados para acompanhamentos ( harmonia ), solos ( melodias ) ou
ambos simultaneamente.
CONCEITOS BÁSICOS DA MÚSICA
Ritmo – É a duração do som ou do silêncio no decurso do tempo. O ritmo é a primeira condição da música e o fator mais importante. Por exemplo: A mesma música ( melodia – harmonia ) pode ser executada em diferentes ritmos, que daria características completamente distintas a cada execução.
Melodia – É uma sucessão de sons isolados em alturas e valores diferentes que obedecem a um sentido lógico musical. Por exemplo: Mesmo se utilizarmos diferentes ritmos e até outras harmonias em uma mesma música, reconheceríamos a música por causa de sua melodia que seria a mesma.
Harmonia – Consiste na execução de vários sons ouvidos ao mesmo tempo.
AS NOTAS MUSICAIS
Os sons musicais são representados graficamente por sinais
chamados notas musicais; e para escrita da música dá-se o nome de notação
musica
As notas são : Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá - Si
Essas notas podem ser alteradas de forma ascendente ou descendente, tomando,
então o lugar de suas notas vizinhas, usando respectivamente, os sinais #
( sustenido ) e b ( bemol ). Todas as 7 notas podem ser alteradas, mas apenas
cinco vão resultar em novos sons. O Mi # e Si # tem som de Fá e Dó.
Os 12 sons encontrados são:
Dó |Dó# | Ré |Ré# |Mi |Fá | Fá# | Sol | Sol# | Lá | Lá# | Si
|Réb | |Mib | | Solb | | Láb | | Sib |
Obs. Note que no semitom entre o Dó para o Ré temos o Dó# e o Réb, quando a
mesma nota possui nomes diferentes e a mesma altura damos o nome de nota
enarmônica.
INTERVALOS, TOM E SEMITOM
Intervalo – É a distância entre dois sons.
Semitom – É o menor intervalo entre duas notas musicais. No violão ou na
guitarra equivale a ir de uma casa a outra no braço do instrumento.
Tom – É o intervalo equivalente a dois semitons. No violão ou na guitarra deve-se
pular uma casa no braço do instrumento.
Vejamos agora como encontrar os acidentes:
b ( bemol ) – baixa a altura da nota em um semitom.
bb ( dobrado bemol ) – baixa a altura da nota em um tom.
# ( sustenido ) – eleva a altura da nota em um semitom.
## ( dobrado sustenido ) – eleva a altura da nota em um tom.
Ex . A nota Ré quando elevada em um semitom é chamada de Ré #, a mesma nota Ré quando
baixada um semitom é chamada Ré b.
CIFRA
Cifras são símbolos criados para representar o acorde de uma maneira
prática. Na cifragem as primeiras 7 letras do alfabeto, maiúsculas, representam as
7 notas naturais, de Lá a Sol, respectivamente:
|LÁ = A| |SI = B| |DÓ = C| |RÉ = D| |MI = E| |FÁ = F| |SOL = G|
AFINAÇÃO
Basicamente, a afinação serve para que o instrumento produza as mesmas notas
que outro instrumento de referência, seja ele outro violão ou guitarra, ou teclado,
um instrumento de sopro etc. A afinação é feita soltando ou apertando as tensões
das cordas, na movimentação das tarraxas.
Há uma freqüência sonora (uma nota musical) padrão usada geralmente para
afinar todos os instrumentos, que é a nota LA vibrando 440 vezes por segundo (LA
440 Hertz, ou A440Hz). Há também um acessório especial que produz esta
freqüência de referência, o diapasão, de percussão ou de sopro (como um apito).
.
O método de afinação é a princípio bastante simples, bastando comparar as notas
iguais de cordas diferentes. O esquema mais tradicional é o das cordas vizinhas:
● De o LÁ do diapasão ( 440Hz ) e iguale a ele o som da 5ª corda solta que é a LÁ.
● Toque a 5ª corda na casa 5 e obterá o som de RÉ, afine a ele o som da 4ª corda solta
que é RÉ.
● Toque a 4ª corda na casa 5 e obterá o som de SOL, afine a ele o som da 3ª corda solta
que é SOL. ● Prenda a 3ª corda na casa 4 e obterá o som da nota SI, afine a ele o som da 2ª
corda solta que é SI. ● Toque a 2ª corda na casa 5 e obterá o som de MI, iguale a ele o som da 1ª
corda solta que é MI
● A 6ª corda ( MI bordão ) será afinada em MI, toque a 5ª corda na casa 7 e iguale
a ele o som da 6ª corda solta, ou com o som da 1ª corda ( Mizinha ) afine a 6ª
corda duas oitavas abaixo.
FORMAÇÃO DOS ACORDES
• TRÍADES
Uma tríade é formada pela superposição de duas terças, formando um acorde de
três sons. As tríades podem ser de 4 tipos básicos:
Maior: Fundamental ( 1 ), terça maior ( 3M ), quinta justa ( 5J ).
Menor: Fundamental ( 1 ), terça menor ( 3m ), quinta justa ( 5J ).
Aumentada: Fundamental ( 1 ), terça maior ( 3M ), quinta aumentada ( #5 ).
Diminuta: Fundamental ( 1 ), terça menor ( 3m ), quinta diminuta ( b5 ).
Exemplo:
Veja agora algumas digitações das tríades no braço do violão: